atos

atos

quinta-feira, 21 de maio de 2015

A CARNE É FRACA E PRECISA DE RELACIONAMENTO COM O PAI.







"Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se. Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo? Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados. Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores. Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima. " (Mt 26:36-46)

Neste texto temos lindas revelações... Vemos um Jesus humano, que sentiu emocionalmente a dor da cruz, o momento da agonia. Porém, vemos um Jesus que apesar da angustia, a venceu pelo poder de Deus em sua vida, quando ele disse:
“SEJA FEITA A SUA VONTADE...”
Porém hoje a proposta deste estudo não analisar a santidade, oração e submissão a Deus de Jesus, pois isso todos já sabemos, mas sim, uma análise minuciosa da relação de distinção na espiritualidade entre os discípulos e Jesus.

1)      JESUS SE RETIRA PARA ORAR:
"Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar;" (Mt 26:36)
Jesus mesmo sendo Deus tinha a prática de oração, não porque a doutrina diz que tem que orar, Ele orava porque gostava de se comunicar com o Pai. Isso não indica cumprimento de uma orientação doutrinária, mas de um desejo latente na alma de Jesus.
Percebam, que ele se retira para orar!

2)      ORAÇÃO É O LUGAR ONDE DEVERÍAMOS NOS REFUGIAR.
"e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se." (Mt 26:37)
Quando Jesus se angustiou, se entristeceu o que ele fez? Isso mesmo, se dedicou a oração, discerniu que o melhor lugar para se estra quando você sabe que vai enfrentar, ou está enfrentando uma guerra é NO SENHOR EM ORAÇÃO!
O salmista sabia disto.
"Tu és o meu refúgio e o meu escudo; na tua palavra, eu espero." (Sl 119:114)
Onde você corre quando você está passando um tempo difícil? Drogas? Bebida? Imoralidade? Irritabilidade? Depressão? Festas? Enfim, todas estas coisas não nos protegerão, o que nos protege é o nosso refúgio vivo, o Deus da nossa salvação!

3)      SONO PARA UMA VIDA DE ORAÇÃO
Por e vezes seguidas Jesus depois de ter orientado aos discípulos a necessidade de orar, quando volta da Sua oração, encontra seus discípulos dormindo:
a)"E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?" (Mt 26:40)
b)"E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados." (Mt 26:43)
C)"Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras. Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores." (Mt 26:44-45)
Enquanto Jesus orava os discípulos dormiam, isso mesmo, dormiam!
O movimento religioso cristão do nosso tempo apresenta as mesmas características: Sonolência e carnalidade, pois apesar de serem discípulos de Jesus não possuíam relacionamento adequado com Deus. Não viam a importância nem o hábito de buscar a Deus em suas vidas!
Quantas vezes você orou esta semana? Quantas vezes nesta semana você pode dizer que teve um tempo primoroso com o Senhor? Quantas vezes esta semana você passou um tempo em oração com o senhor?
Quem ora tem força, quem não ora perderá as guerras que se submeter, pois a CARNE É FRACA!

4)      ORAÇÃO “DRIVE IN” NÃO É RELACIONAMENTO
"E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?" (Mt 26:40)
Imagine você chegando em sua casa e conversando com sua esposa, marido e filhos depois de um longo dia de trabalho a seguinte coisa:
“querida esposa... te agradeço pelo seu amor, pelo seu carinho, você abençoa minha vida em tudo mais. Hoje,  eu quero te pedir que você não esqueça do almoço e da janta de amanhã, pois preciso de comida, ok? Boa noite, Em nome de Jesus amem....”
Esposas o que acham de um marido assim? Você conseguiu se sentir amada? Você percebeu a vontade dele de ter comunhão com você? Creio que não! Infelizmente não!
Assim é o relacionamento de muitos irmãos com Deus?
Oração não é reza, não é rito, oração é relacionamento com Ele!

5)      QUEM NÃO HORA VIVERÁ CAINDO EM PECADO
"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mt 26:41)
A diferença entre fracos e forte no reino de Deus não esta nos músculos que cada um possui, na verdade, no reino de Deus os músculos espirituais é que mandam! Quem ora, tem relacionamento com Jesus viverá a santificação pessoal de maneira muito tranquila, pois esta fortificado no espírito.
Vale lembrar que os dorminhocos deste texto, depois que Jesus foi capturado, sumiram, negaram, deixaram jesus... Porque estavam fracos espiritualmente para vencerem o pecado e as tentações.
Veja o que Pedro disse antes deste tempo de oração:
"Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo. " (Mt 26:35)
Porém, depois de não orar com Jesus olha o que ele fez:
"Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha; não beberei, porventura, o cálice que o Pai me deu? " (Jo 18:10-11)
"De novo, Pedro o negou, e, no mesmo instante, cantou o galo. " (Jo 18:27)

Pedro assim como muitos de nós possuímos um espírito forte, mas CARNE é fraca!
Qual é o biotômico da nossa carne contra o pecado?
RELACIONAMENTO COM DEUS!
ORAÇÃO EM TODO TEMPO!
"Orai sem cessar." (1Ts 5:17)

Tenho certeza que todos que estão nesta reunião já tiveram a convicção que não pecariam mais em uma área, mas continuaram pecando, não é mesmo? Porque isso acontece?
A resposta é simples, quem tem relacionamento com Jesus tem força para vencer o pecado, quem não esta se relacionando cairá como um cervo nas armadilhas de caçadores!


AÇÃO NA CÉLULA:
Ore uns pelos outros.
Peça para os novos convertidos receberem uma oração dos irmãos mais velhos e todos oremos uns pelos outros.
Líder ministre um momento de confissão de pecados e de pedido de perdão a Deus por estarmos distanciados do relacionamento com Jesus em verdade!

Deus abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário