atos

atos

quinta-feira, 28 de maio de 2015

UM PERIGO MORTAL CHAMADO; CARÊNCIA.


TEXTO BASE: "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." (Fp 4:19)

Todos somos carentes, cristãos, ou, não, todos precisamos suprir nossas carências! O problema e como e onde.

Quantas pessoas você conhece que tem uma carência patológica? Quantas vezes você se sentiu carente? Com vontade de desistir de tudo? Sentindo-se injustiçado, ferido, machucado? Quantas vezes sentiu-se solitário mesmo estando cheio de pessoas junto de você? Quantas vezes você sofreu carente por um relacionamento, ou, carente dentro de um relacionamento? 

A carência é uma tônica da estrada do ser humano sobre a terra. Porém, sempre foi assim? Não! No Éden não era assim! 

No éden, o jardim onde o Adão e Eva foram colocados para viver com Deus, não havia carência, o próprio nome do Jardim revela o porque; Éden: significa jardim do prazer.

Talvez os irmãos me perguntem; o que existia lá diferente de hoje? A resposta mais comum da igreja moderna é que lá não havia pecado, entretanto isso não é a genuína verdade, pois o que supria o homem não era a santidade, mas o relacionamento com Deus. Lá, no jardim do prazer, no jardim onde o homem era totalmente suprido, era suprido, pois tinha relacionamento com Deus. 

Porque isso é importante de se falar? Porque se eu acreditar que um bando de normas institucionais e conceitos morais me suprirão as carências, crerei que o me suprirá esta na religiosidade e não na relação com Deus! Isso é uma desgraça!

SUPRIMENTO E VIDA SEM CARÊNCIAS PATOLÓGICAS NÃO ESTÃO NAS ABNEGAÇÕES RELIGIOSAS QUE FAÇO, MAS NO RELACIONAMENTO COM DEUS QUE POSSUO.

A história da carência da humanidade se perpetuou durante milhares e milhares de anos até chegar aos nossos dias, pois quando Adão e Eva pecaram foram expulsos do jardim do prazer, e começaram uma busca incessante por prazer, pois apesar do homem ser rotulado como um ser racional o mesmo trocou a razão por uma busca frenética e insana por prazer de varias formas como: drogas, sexo, poder, dinheiro, fama, domínio, violência e tantos outros. 

Tiago, irmão do Senhor, inspirado pelo espírito Santo escreveu:

"De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne?" (Tg 4:1)

Onde nascem as guerras? Onde o mundo se perde? Onde estão as contendas e conflitos? Esta é a pergunta que ele nos faz... e ele mesmo a responde “De onde, senão dos PRAZERES que militam na vossa carne?" (Tg 4:1b)

Tiago discerniu o óbvio; a carência enlouquece o homem, o lança em um cárcere maldito, pois o escraviza e o empurra a uma vida de morte, veja o próximo texto:

"entretanto, a que se entrega aos prazeres, mesmo viva, está morta." (1Tm 5:6)

Paulo ensinando seu liderado e pastor em Éfeso, Timóteo, fala sobre o poder desgraçado da carência, dizendo que esta leva o individuo a morte! 

De maneira prática, podemos ver que somos carentes e inconsequentes quando estamos carentes. Mas como controlar nossa carência?

"Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo." (1Co 15:21-22)

Cristo pagou o preço! Ele pagou a dívida de nossa exclusão do santo jardim do prazer (comunhão com o Pai). Agora temos o direito de sermos supridos Nele!

Quem descobre o suprimento que Deus nos dá mesmo que passe por lutas e provações, ainda sim, encontra; paz, alegria e suprimento completo do céu!

"Sobre mim vieram tribulação e angústia; todavia, OS TEUS MANDAMENTOS SÃO O MEU PRAZER." (Sl 119:143)

"Confiou no Senhor! Livre-o ele; salve-o, pois nele tem prazer. " (Sl 22:8)

Toda vez que acharmos um outro lugar para colocar nossas carências que não seja no relacionamento com Deus, migraremos para o sofrimentos e a certeza de que não seremos supridos!

Percebam como isso é sério...

O mundo tem muitas dificuldades psíquicas atualmente, uma delas são as compulsões, mas o que é uma compulsão? Isso mesmo, um ato incontrolável em direção a um prazer, seja: Comida, sexo, drogas, esporte... Todo desequilíbrio é terrível para nossas vidas, mas revela como é sério a ideia central de nos relacionarmos com Jesus. Nossas carências e necessidades só podem ser supridas Nele, e em nenhum outro lugar!

Imagine Jesus na porta do novo Éden nos chamando para entrar! Esse é o milagre! Jesus quer ser tudo em nós, pois qualquer outra coisa em nós nunca mais nos suprirá, nunca nos saciará! 

Não precisamos de nada a não ser Cristo!

“Sabe, porém, isto nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão... mais AMIGOS DOS PRAZERES QUE AMIGOS DE DEUS," (2Tm 3:1-2,4b)

Nosso chamado é sermos amigos de Deus, e nunca amigos dos prazeres pois são rotas antagônicas e totalmente diferentes!

 

Conclusão:

"Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;" (Rm 7:22)

"Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite." (Sl 1:2)

Precisamos descobrir (ou redescobrir) o prazer de adorar, a vida de Deus revelada em ler as escrituras, o fogo de Deus fluindo ao ouvir uma boa mensagem, a emoção celestial de entregar um tempo maravilhoso ao senhor em oração, entendermos que ninguém TODAS NOSSAS CARÊNCIAS E NECESSIDADES SEMPRE SERÃO SUPRIDAS NELE, NO NOSSO SENHOR JESUS!

REFLITA EM GRUPO:

"... não vos entristeçais, porque a alegria do Senhor é a vossa força." (Ne 8:10c)

"Quem ama os prazeres empobrecerá, quem ama o vinho e o azeite jamais enriquecerá." (Pv 21:17)

"Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus;" (Rm 7:22)

 

ORAÇÃO FINAL – Ore por todos os compulsivos, viciados e pessoas que sofrem com suas carências.

 

DEUS ABENÇOE TODOS!

Willian leite

Nenhum comentário:

Postar um comentário